sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Com retrospecto "dividido", Dérbi pode se despedir do Pacaembu

A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians nasceu em 1917, mas foi somente em 1940 que os tradicionais adversários começaram a escrever um capítulo à parte na história do Dérbi. No dia 5 de maio daquele ano, o Verdão, ainda como Palestra Italia, venceu por 2 a 1 com o Timão no primeiro confronto entre os dois no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
Neste sábado, dia 25 de novembro de 2014, palmeirenses e corintianos entram em campo às 16h20 (horário de Brasília) para aquele que pode ser o último clássico da história do Pacaembu. Com a Arena Corinthians e o Allianz Parque prontos, as duas equipes passarão a mandar os confrontos futuros em seus novos estádios.
Palmeiras x Grêmio - TR (Foto: Leonardo Lourenço)Palmeiras e Corinthians se despedem do lendário Pacaembu na tarde deste sábado (Foto: Leonardo Lourenço)
Visitantes no duelo válido pela 31ª rodada do Brasileirão, os corintianos defendem uma invencibilidade de 19 anos contra o Verdão no Pacaembu - o último triunfo dos alviverdes no local foi em 1995. De lá para cá, são sete vitórias do Timão e cinco empates. No retrospecto geral no estádio, o desempenho continua favorável aos corintianos: são 61 vitórias alvinegras, 47 alviverdes e 46 empates em 154 jogos.- O fato de o Corinthians não perder há bastante tempo é mérito do que foi feito até antes desse clássico. Se quisermos manter, teremos de jogar bem durante os 90 minutos. Não dá para ficar acreditando em Papai Noel. Agora o Pacaembu é mais casa do Palmeiras do que nossa, ao menos nesta temporada - opinou o técnico Mano Menezes, do Timão. - Essas coisas de estatísticas não têm significado nenhum. Isso vale para a torcida e para a imprensa. Posso falar pelo tempo em que eu estou aqui. Tenho quase dois anos de Palmeiras, joguei dois clássicos no Pacaembu e foram dois empates. São coisas totalmente diferentes, servem para estatística e história, mas para nós o que vale são os confrontos recentes - minimizou o goleiro Fernando Prass, do Verdão.
Por outro lado, o Palmeiras comemora duas marcas importantes diante do maior rival: além da vantagem geral no histórico do Dérbi, o Verdão é o clube que mais títulos conquistou no Pacaembu - são 26 taças palmeirenses contra 24 troféus corintianos. 
pacaembu palmeiras x são paulo (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu já foi palco de muitos clássicos entre Palmeiras e Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
Apesar de não vencer o clássico desde 2011, os alviverdes mantêm certa folga no retrospecto geral. Em 354 partidas disputadas, o Palmeiras venceu 125 vezes e o Corinthians levou a melhor em 122 jogos - 107 empates duelos terminaram empatados. O Timão, porém, faz outra contagem do Dérbi e contabiliza 121 vitórias alviverdes, 120 triunfos alvinegros e 104 empates em 345 jogos. (NR: A diferença está no critério adotado pelos dois clubes. O Verdão contabiliza no histórico partidas do Torneio Início e da Taça Henrique Mündel de 1938, além de um W.O. a favor dos corintianos em 1923. Apesar de as partidas não terem 90 minutos, os palmeirenses creditam os confrontos como oficiais pelo fato de as duas equipes terem atuado com uniformes oficiais e com a presença de trio de arbitragem em duelos que tiveram súmula, bilheteria e repercussão). 
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, os rivais inauguraram um novo capítulo na história do Dérbi. Com nova casa, o Timão abandonou o Pacaembu e passou a mandar seus jogos na  Arena Corinthians, em Itaquera, palco de seis partidas na Copa do Mundo. Lá, no dia 27 de julho, o Timão venceu o Verdão no primeiro clássico da história do estádio. Os palmeirenses também vivem a expectativa de voltar para casa. Após pouco mais de quatro anos de obras, o torcedor vê o antigo estádio Palestra Italia se transformar no moderno Allianz Parque. A inauguração oficial, porém, acontecerá somente no dia 8 de novembro, às 19h30. Na ocasião, cerca de 30 mil torcedores (o estádio terá capacidade para 43.603 torcedores, mas o local não terá liberação para a utilização total do estádio neste primeiro momento) terão oportunidade de acompanhar o duelo entre Palmeiras e Atlético-MG, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. 
Antes, porém, os maiores rivais da cidade de São Paulo entram em campo no palco mais tradicional paulista. Neste sábado, palmeirenses e corintianos entrarão em campo em busca do protagonismo daquele que pode ser o último clássico do Pacaembu. Vantagem do Verdão? Favoritismo do Timão? As respostas começarão a ser respondidas a partir das 16h20, quando Flavio Rodrigues Guerra apitará o início daquele que, talvez, pode ser o adeus do Dérbi do estádio Paulo Machado de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário